terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Buraco Azul

Buraco Azul

fenômenos da natureza
                     
É uma caverna subaquática ou sumidouro natural encontrado em oceanos. Também são chamados de cavernas verticais. Considerados falhas geológicas, eles estão presentes em diferentes pontos dos oceanos. Por conta de suas qualidades térmicas e condições de segurança, eles atraem grande diversidade de vida marinha e, por consequência, de quem pratica mergulho, amador ou profissional. A cor exótica vem da baixa temperatura da água.

PARÉLIOS

PARÉLIOS

       

Conhecidos em inglês como sundogs, esses pontos luminosos em volta do sol possuem um processo de formação parecido com o dos pilares de luz, baseado nos raios luminosos passando por cristais. O formato e a direção dos sólidos translúcidos podem causar uma forte alteração no impacto visual para os observadores, produzindo caudas maiores e mudando as cores que podem ser vistas.
A altura relativa no céu da nossa principal estrela faz com que os parélios apareçam mais próximos ou mais distantes do astro. Condições climáticas variáveis em outros planetas do Sistema Solar podem levar ao surgimento de auréolas com até quatro desses pontos a partir da perspectiva desses mundos. O fenômeno é discutido e avaliado desde tempos ancestrais, com registros escritos datando da época dos egípcios e gregos.

TORNADOS DE FOGO

TORNADOS DE FOGO                                                  

ELES APARECEM NO MEIO OU NOS ARREDORES DE INCÊNDIOS DESCONTROLADOS QUANDO OCORRE UMA CONVERGÊNCIA DE CONDIÇÕES FAVORÁVEIS, E PODEM SER CAUSADOS POR OUTROS EVENTOS NATURAIS, COMO TERREMOTOS E TEMPESTADES DE RAIOS.

Os tornados de fogo podem ser extremamente perigosos, muitas vezes avançando até grandes distâncias e causando destruição e morte em áreas que de outra forma não seriam tocadas pelas chamas. O fenômeno costuma ter cerca de 1,5 quilômetro de altura, gerar ventos de mais de 160 quilômetros por hora e dura 20 minutos ou mais.

LUA LARANJA

LUA LARANJA

               
Embora a maioria das pessoas já tenha presenciado esse fenômeno ao menos uma vez na vida, poucos sabem o que faz com que o satélite natural do nosso planeta ocasionalmente apareça com cores alaranjadas em regiões baixas do céu.
Quando a lua aparece mais próxima ao horizonte, os raios de luz solar que são refletidos nela são forçados a atravessar uma camada muito maior da nossa atmosfera até nos atingir, o que faz com que apenas as luzes de espectros entre o amarelo e o vermelho nos alcancem, o que inclui o laranja.

Dolinas

Dolinas
              
Conhecidas em inglês como sinkholes, as dolinas são um evento natural consideravelmente assustador. Com o passar do tempo, fluxos subterrâneos de água causam erosão no solo abaixo da superfície até que a terra acima ceda e desmorone para as profundezas, algumas vezes de forma bastante abrupta.
Muitas vezes, esse fenômeno acontece de forma natural, mas existem ocorrências causadas pela interferência humana, seja ao deslocar fluxos de água ou pela ação de tubulação rompida. Dolinas urbanas de grande profundidade já se formaram mundo afora, consumindo partes de quadras, calçadas e até mesmo prédios inteiros.

Geiseres

Geiseresfenômenos da natureza

Trata-se de um fenômeno da natureza raro, existindo apenas mil ao redor do mundo. Se você quer realmente ver um, a dica é ir até o Parque Nacional de Yellowstone (EUA), onde se encontram 400 destes. São fontes que liberam forte jato de água e vapor de dentro da terra para a superfície, em áreas com atividade vulcânica.

Círculos de fada

Círculos de Fadafenômenos da natureza

Ainda sem uma explicação concreta, esses fenômenos da natureza aparecem na Namíbia (deserto), em áreas remotas, e podem ter de dois a doze metros de diâmetro, aparecendo e desaparecendo (em até setenta e cinco anos) sem nenhuma explicação.

Pilares de Luz

Pilares de Luz

fenômenos da natureza
                        
São fenômenos que acontecem em locais com baixas temperaturas (podem ser vistos em outros países). Podem ser vistos, dependendo do ângulo em que se encontram os observadores, por se tratar da incidência de luz sobre partículas de gelo, geralmente suspensas no ar.

Nuvens Lenticulares

  
Nuvens Lenticulares são formações estacionárias de nuvens, com formato análogo a lentes, que se formam em altitude. Quando ar estável e úmido flui sobre uma montanha ou cadeia de montanhas, uma série de ondas estacionárias podem se formar à sotavento da mesma. Se a temperatura na crista da onda descer abaixo do ponto de orvalho, o vapor de água em suspensão se condensará formando a nuvem lenticular. Na continuação do fluxo de ar, ao descer em direção a depressão da onda, a nuvem pode evaporar-se, razão para suas bordas características.

Penitentes

Penitentes

fenômenos da natureza
                           
Esse fenómeno da natureza é geralmente encontrado em grandes altitudes, como por exemplo nas Cordilheiras dos Andes. São lâminas de gelo que crescem, pontiagudas, do chão e vão em direção ao céu. As penitentes podem ser maiores que o tamanho de um homem!

Marés Vermelhas

Marés Vermelhas

fenômenos da natureza
                      
Apesar de ser um fenômeno ocasionado por um desequilíbrio ecológico, resultante da proliferação de algas tóxicas de cor avermelhada, não deixa de ser lindo. Ao ser humano não há relato de fatalidade, ao contrário das aves e peixes que entram em contato com o fenômeno.

algumas coisas interessantes

Rochas deslizantes 

fenômenos da natureza
                
Conhecido como Vale da Morte, na Califórnia, este é o abrigo de rochas deslizantes. Mesmo aquelas com centenas de quilos conseguem se mover a quilômetros sem que haja uma razão científica (única) que explique esse fenômeno. O mais interessante é que elas deixam um rastro no chão de terra.

MammatusFenômenos naturais (32)
                          Mammatus (também referenciado por mamma ou mammatocumulus) é um termo da meteorologia aplicado ao padrão de “bolsas” que se formam na base de uma nuvem. O termo “mammatus” deriva do mamma, devido à associação ao formato de mamas ou seios.
Formam-se em ar descendente, em contraste com a maioria das nuvens que formam-se em ar ascendente. Frequentemente, nuvens mammatus formam-se sob a bigorna associada a uma nuvem cumulonimbus, e são observadas geralmente depois da passagem de uma tempestade severa.

Baía Bioluminescente 

fenômenos da natureza
A Baía de Mosquito, em Viesque é famosa pelos seus passeios noturnos para que os turistas possam ver de perto uma espécie de plâncton luminoso que, durante o período da noite, cria um belo espetáculo de luzes. Este fenômeno da natureza também pode ser visto em outras praias.

como os vulcões surgem?


Os vulcões surgem quando as chamadas placas tectônicas - que fazem parte da crosta terrestre - se chocam movimentando o material presente sobre elas e deixando aberturas para camadas mais profundas do planeta. Por essas aberturas pode sair o magma presente entre a crosta e a manta - camada média da Terra.

Os 9 vulcões ativos do mundo

 1 – Tungurahua - Equador
Vulcão Tungurahua - Equador
Situado no Equador, o Tungurahua é um dos vulcões mais ativos dos últimos tempos. Uma das características mais assustadores deste vulcão é que a força das suas explosões é capaz de gerar tremores de terra intensos na região.

 2 – Rabaul - Papua Nova Guiné
Vulcão Rabaul - Papua Nova Guiné
O vulcão Rabaul fica na Papua Nova Guiné. Dizem os especialistas que uma erupção muito grande pode afetar o clima da terra como um todo.

 3 – SakuraJima - Japão
Vulcão SakuraJima - Japão
O Japão é afetado constantemente pelo movimento das placas tectônicas. Essa movimentação causa terremotos e também faz com que vários vulcões voltem a atividade. O vulcão SakuraJima é um dos mais ativos do Japão.

 4 – Etna - Itália
Vulcão Etna - Itália
O vulcão mais ativo da Europa é o Etna, localizado na região da Cicília, Itália. Tem em torno de 3.300 metros de altura, mas o seu tamanho pode variar com frequência já que está em constante atividade.

 5 - Anak Krakatoa - Indonésia
Vulcão Anak Krakatoa - Indonésia
O nome desse vulcão significa filho de Krakatoa. A sua formação aconteceu a partir de uma mega explosão do Krakatoa e por isso esse nome. trata-se de um vulcão relativamente novo, mas bastante ativo.

 6 - Monte Santa Helena - EUA
Vulcão Monte Santa Helena - EUA
Situado no sudoeste do estado norte-americano de Washington, 160 quilómetros ao sul de Seattle, o monte Santa Helena entrou violentamente em erupção no dia 18 de maio de 1980, matando 57 pessoas.

 7 – Vesúvio - Itália
Vulcão Vesúvio - Itália
Vesúvio é um estratovulcão localizado no golfo de Nápoles, Itália, a cerca de 9 km a oeste de Nápoles e a curta distância do litoral.

 8 - Popocatepetl – México
Popocatepelt – México
Popocatepetl é um estratovulcão ativo, localizado a 60 km a sudeste da capital mexicana, nas fronteiras dos estados de Morelos, Puebla e México, no México Central. O seu cume atinge 5426 metros de altitude e é o segundo mais alto do México, após o Pico de Orizaba.

 9 - Shiveluch – Russia
Vulcão Shiveluch – Russia
O vulcão Shiveluch lançou uma coluna de cinzas a uma altura de 6 km, em agosto 2013. Pertence ao grupo de vulcões Kliuchevskaya, é um dos mais ativos e tem uma altitude de cerca de 2.800 metros.

diferença entre o PLUTONISMO e O VULCANISMO

O Plutonismo é um fenômeno magmático que se processa nas regiões profundas da crosta terrestre quando o magma, ao penetrar na crosta terrestre, não consegue rompê-la ficando preso, retido em suas profundezas, onde se dá a sua consolidação.


Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magmagases e partículas quentes (como cinza vulcânica) "escapam" para a superfície[1] .Eles ejetam altas quantidades de poeiragases eaerossóis na atmosfera, interferindo no clima. São frequentemente considerados causadores de poluição natural. Tipicamente, os vulcões apresentam formato cônico e montanhoso.